O domínio Cerrado é caracterizado por um conjunto de fisionomias que engloba formações florestais ( Mata ciliar, Floresta Estacional semidecidual, Cerradão, etc.), passando por fisionomias savanicas (campo sujo, campo rupestre, campo cerrado, cerrado sensu stricto,etc) e fisionomias campestres (campo limpo e campo rupestre e campo úmido).
Quando falamos em Cerrado, escrito com a letra C em maíuscula, estamos nos referindo ao domínio Cerrado e ao conjunto de fisionomias e todo conjunto de formações vegetais que pertencem a esse domínio. Por outro lado, quando escrevemos cerrado, com c em minúscula, estamos nos referindo ao cerrado sensu lato que engloba as fisionomias "típicas" de cerrado (campo limpo, campo sujo, cerrado sensu stricto e cerradão). Alguns exemplos dessas fisionomias podem ser visto nesse blog na aba fotos de fisionomias e na figura 1.
Figura 1: Fitofisionomias do cerrado sensu Coutinho (COUTINHO, L.M. 1978. O conceito de cerrado. Rev. Bras. Bot. 1(1):17-23)
O sistema de classificação de Coutinho (1978) não é o único mas costuma ser muito utilizado por pesquisadores de São Paulo. Já o sistema de classificação de Ribeiro e Walter (1998) é o mais recente e divide o Cerrado em 3 formações: 1- florestal que inclui as florestas ripárias e cerradão; 2- campestre que engloba o campo limpo e ocampo úmido e 3-savanica aonde estão incluídas as fisionomias cerrado ralo, cerrado típico, cerrado denso e cerradão. Maiores detalhes desses 2 sistemas podem ser obtidos em Coutinho 1978 (COUTINHO, L.M. 1978. O conceito de cerrado. Rev. Bras. Bot. 1(1):17-23 ) e Ribeiro and Walter 1998 (RIBEIRO,
J.F. & WALTER, B.M.T. 2008. As principais fitofisionomias do Bioma
Cerrado. In Cerrado: ecologia e flora (S.M. Sano, S.P. Almeida &
J.F. Ribeiro, eds.). Embrapa Cerrados, Planaltina. p.151 -212 ). Já quem quiser conhecer mais detalhamente outros sistemas eu aconselho ler a tese de Walter 1996 (Walter 1996. Fitofisionomias do bioma Cerrado:síntese terminológica e relações florísticas. UNB).
Em relação a problemas de definições e conceitos , aconselho a leitura de Coutinho 2006 (COUTINHO, L.M. 2006. O conceito de bioma. Acta Bot. Bras. 20(1):1-11) e Batalha 2011(Batalha MA 2011. O Cerrado não é um bioma. Biota Neotropica 11:).
Cerrado.
O que é o Cerrado? Existe diferença em escrever Cerrado ou cerrado? Quais são as fisionomias do cerrado e como posso identificá-las? Enfim, existem muitas dúvidas, problemas ou mesmo erros de definições quando falamos sobre o cerrado.
O objetivo dessa publicação é falar um pouco sobre essas dúvidas e também tentarei mostrar os diferentes pontos de vistas dos autores que trabalham com o domínio Cerrado. Irei falar um pouco sobre esses temas expondo meu ponto de
vista tendo como base artigos científicos e idéias as quais concordo. Sempre
que possível irei colocar referências com abordagens mais detalhadas e as
vezes referências com diferentes pontos de vista para quem tiver interesse
em se aprofundar um pouco sobre o assunto. Também irei falar superficialmente sobre o que é e como fazer ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário